http://www.paraiba.pb.gov.br/odestadual/wp-content/themes/2014/temp/ode_fullbanner_910x90.gif

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Ricardo Coutinho é o governador mais influente nas redes sociais no Nordeste

ricardo 
A democratização do acesso à informação está modificando a forma que o eleitor se comporta diante dos governantes. Neste sentido, o Portal MaisPB, dando continuidade aos estudos sobre a influência dos políticos na internet, analisou a presença dos nove governadores da região nas redes sociais. Na pesquisa, foram analisados os perfis dos chefes de Estado no Facebook, Twitter e Youtube.
A pesquisa sobre os governadores do Nordeste fecha uma série de estudos divulgados, com exclusividade, pelo Portal Mais PB, encomendado a empresa I2 Inteligência. O primeiro estudo divulgado foi com os deputados federais da bancada paraibana, seguido dos deputados estaduais, dos senadores e fechando com os governadores do Nordeste.
De acordo com a pesquisa, Ricardo Coutinho (PSB-PB), soma o maior número de seguidores nas redes sociais. O socialista lidera o ranking com 127.815 fãs. Já Jacques Wagner (PT-BA), está em segundo lugar com 94.939 seguidores. Com 72.984 seguidores, Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) aparece em terceiro lugar.
Já Cid Gomes (PROS-CE), aparece em 4º colocado no número de seguidores, com 56.796 fãs. Rosalba Ciarlini (DEM-RN) aparece em 5º lugar no ranking com 30.700 seguidores. As três últimas colocações ficaram, respectivamente, com João Soares Lyra Neto (PSB-PE), que soma 3.344 seguidores; Antônio José de Moraes Souza Filho (PSB-PI), com 209 seguidores; e Roseana Sarney (PMDB-MA), com 132 fãs. Dos nove governadores analisados, apenas Jacques Wagner, Teotônio Vilela Filho e Ricardo Coutinho estão presentes em todas as redes sociais analisadas.
De acordo com o último Censo 2010 do IBGE, a Paraíba aparece em 5º lugar no número de habitantes, são 3.766.528. O Estado fica atrás da Bahia (14.016.906 habitantes), Pernambuco (8.796.448), Ceará (8.452.381) e Maranhão (6.574.789). Mesmo assim, com três vezes menos habitantes que o Estado da Bahia, o perfil do governador paraibano ocupa a primeira posição no número de seguidores.
Com Alagoas foi registrado algo semelhante. O Estado está em 7º lugar no número de habitantes (3.120.494), no entanto o perfil do governador é o terceiro no ranking das redes sociais. Já Sergipe, que ocupa o último lugar no número de habitantes (2.068.017), aparece em 5º lugar no ranking das redes sociais. Com o Rio Grande do Norte e o Piauí acontece um fato curioso. Eles estão na mesma colocação tanto no nº de habitantes como no ranking. Com 3.168.027 habitantes, o RN está em 6º lugar no Censo do IBGE e nas redes sociais. Já o Piauí ocupa a penúltima posição com 3.118.360 habitantes.
Facebook
Jaques Wagner possui a maior base de fãs, em números absolutos, no Facebook, são 78.225 seguidores. As publicações na fanpage são voltadas, principalmente, para a divulgação das ações do governador da Bahia. Os internautas demonstram através dos comentários nas postagens à satisfação com a gestão de Jacques Wagner.
Em segundo lugar no Facebook está Ricardo Coutinho (65.366) que explora diversos assuntos em sua página. Além de ações governamentais, divulga informações sobre a cidade de João Pessoa e os pessoenses. Em comparação a outros governadores, Coutinho possui um fã a cada 56 paraibanos, média bem superior a de Jaques Wagner que possui 1 fã a cada 192 baianos.
O engajamento gerado na página de Ricardo se deve principalmente pelo profissionalismo com que a equipe trabalha o conteúdo da página, que representa a população. O paraibano Hulk, por exemplo, quando escalado para Seleção de Brasileira de Futebol foi homenageado na fanpage do governador, gerando engajamento e interação dos internautas.
Na fanpage de Teotônio Vilela Filho (67.181 fãs), terceiro colocado, é possível encontrar publicações com foco nas ações do governo. Teotônio Vilela, em sua página, destaca os atrativos do Estado de Alagoas, explorando datas comemorativas e fatos que representem a população. O chefe do executivo alagoano também publica ações do governo, assim como compromissos oficiais.
No ranking aparece ainda Jackson Barreto (40.906), Cid Gomes (21.896), João Soares Lyra Neto (3.122) e Antônio J. M. S. Filho (154). Roseana Sarney e Rosalba Ciarlini não possuem perfil no Facebook.
Analisando o número de usuários únicos que interagiram com a página em um período de sete dias, o estudo destaca que Ricardo Coutinho é o governador nordestino mais lembrado no Facebook, com 23.017 menções. Jacques Wagner aparece em segundo lugar com 17.793 menções. Já em terceiro está Jackson Barreto, 1.502 citações. Em seguida estão Cid Gomes (1.311), Teotônio Vilela Filho (1.275), João Soares Lyra Neto (237) e Antônio José de Moraes Souza Filho (65). Twitter
Ricardo Coutinho (62.200) é o político possui o maior número de seguidores no Twitter, sendo quase duas vezes maior que o segundo colocado no ranking, Cid Gomes (34.900). O governador da Paraíba, utiliza o espaço para disseminar suas ideias e planos políticos, além de ações feitas durante seu mandato.
Cid Gomes, por sua vez, utiliza o Twitter para informar sobre o andamento da sua gestão e também para comentar sobre alguns assuntos pessoais como, por exemplo, seu estado de saúde. Em terceiro lugar está Rosalba Ciarlini (30.700) que não utiliza o Facebook, mas é uma das que mais publica no Twitter sobre o andamento da gestão. A governadora do Rio Grande do Norte ainda utiliza o microblog para postar fotos da sua rotina política. Jaques Wagner (16.700) faz uso frequente da ferramenta e também utiliza para replicar as postagens do Facebook no Twitter.
Jackson Barreto aparece na quinta colocação com 9.219 seguidores. Em seguida estão Teotônio Vilela Filho (5.801), João Soares Lyra Neto (222), Roseana Sarney (130) e Antônio José de Moraes Souza Filho (55).
Analisando a métrica fornecida pela ferramenta Twitallyzer, que considera o impacto dos tweets feitos pelo perfil através da quantidade de retuítes, é possível observar que Ricardo Coutinho (12.9%) é o governador que tem mais impacto no Twitter. Já Rosalba Ciarlini (7.6%), apesar de não possuir perfil no Facebook, conquistou o segundo lugar no ranking de impacto no microblog.
Nas demais colocações estão, respectivamente, Cid Gomes (7.1%), Jaques Wagner (3.8%), Jackson Barreto (2.3%) e Teotônio Vilela (1.2%). João Soares Lyra Neto, Antônio José de Moraes Souza Filho e Roseana Sarney registram impacto equivalente à zero no Twitter. O baixo índice registrado no perfil de Roseana pode ser atribuído à falta de assiduidade da governadora nas redes socais. Já os governadores Zé Filho e João Lyra assumiram o cargo recentemente.
“A pesquisa trouxe à tona um dado que é bastante significativo nas redes sociais. O engajamento. Possuir o maior número de seguidores em uma rede social on-line, sem engajamento por parte deles, sinaliza que a estratégia precisa ser mudada com urgência. A atividade politica requer é discurso e convencimento. Se on-line o político não consegue atenção dos seguidores, na vida pública provavelmente será mais difícil”, afirma Ruy Dantas. Youtube
De acordo com a pesquisa, Ricardo Coutinho faz um bom uso do Youtube e soma 249 seguidores. Em seu canal há uma parte específica na qual o governador responde perguntas enviadas pelos internautas. Jaques Wagner aparece em segundo lugar com 14 seguidores. O governador utiliza o espaço para publicar entrevistas e encontros com personalidades da Bahia.
Já Teotônio Vilela e Roseana Sarney possuem, cada um, dois seguidores. Teotônio anunciou, através do Youtube, a convocação de 1.000 policiais militares e Roseana utilizou a plataforma de vídeos para realizar promessa de campanha. Eles utilizaram o Youtube pela última vez há mais de seis meses.
Cid Gomes, João Lyra Neto, Rosalba Ciarlini e Jackson Barreto não possuem perfil no Youtube.

0 comentários:

Postar um comentário