http://www.paraiba.pb.gov.br/odestadual/wp-content/themes/2014/temp/ode_fullbanner_910x90.gif

sábado, 12 de janeiro de 2013

A construção está programada para maio deste ano e a conclusão prevista para maio de 2014

Governo apresenta projeto e abre licitação do Túnel de MangabeiraA abertura do processo licitatório para as obras do Túnel de Mangabeira tem início, neste sábado (12), com a publicação do edital de convocação no Diário Oficial do Estado. O projeto executivo da obra viária para a cidade de João Pessoa foi apresentado à imprensa na manhã  desta sexta-feira (11), na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com a presença do secretário de infraestrutura, Efraim Morais, e diretores do DER.

Orçada em R$17.735.000,00 a obra tem previsão de empregar cerca de 200 operários. A construção está programada para maio deste ano e a conclusão prevista para maio de 2014.

Os recursos são do Pró-investe por meio de convênio entre o Governo do Estado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A abertura das propostas das empresas que participarem do processo licitatário vai acontecer no dia 14 de fevereiro, às 15h, na sede do DER, em João Pessoa, na avenida José Américo de Almeida.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais, avalia que o Túnel de Mangabeira tem o objetivo de melhorar o tráfego na região polarizada pelo conjunto Mangabeira que inclui os conjuntos dos Bancários e José Américo. O secretário lembrou que Mangabeira é um dos bairros mais populosos da capital e vem crescendo o número de empreendimentos na área, a exemplo do Shopping Mangabeira.

O diretor superintendente do DER, Carlos Pereira, destacou que o giradouro de  Mangabeira, que já não comporta  mais o fluxo de veículos, vai ser substituído por um grande trevo com quatro alças externas. Pelo giradouro atual trafegam, por dia, 30 mil veículos e nos horários de maior tráfego há congestionamento ou lentidão no trânsito.

 O diretor de Planejamento do DER, Ademilson Monte, explicou que o Programa de Mobilidade Urbana do Governo do Estado objetiva atuar em pontos críticos de trânsito de veículos nas cidades e no caso de Mangabeira foi elaborado o projeto de uma passagem de nível inferior no encontro das Avenidas Josefa Taveira e Hilton Souto Maior, na rotatória localizada na entrada do bairro de Mangabeira. O túnel e suas quatro alças vão  evitar o congestionamento, permitindo livre escoamento nas duas vias urbanas.

O Projeto estabelece que o fluxo de veículos da Av. Walfredo Brandão, nos Bancários, para a Av. Josefa Taveira, em Mangabeira, ocorrerá pelo nível superior, na cota em que estão situadas as duas avenidas atualmente. O fluxo de veículos pela Av. Hilton Souto Maior nos dois sentidos de tráfego ocorrerá em um nível inferior, por conta da escavação.

 A obra projetada no sentido Bancários/Mangabeira, em concreto protendido, possui extensão total de 37,50 m e é constituída por vão único. A seção transversal possui largura de 24,80 m, com duas pistas com três faixas de rolamento cada uma. A infraestrutura terá encontros de concreto armado. O complexo viário no sentido dos bairros José Américo/Seixas possui largura total de 32,2 m, com duas pistas com três faixas de rolamento cada uma, calçadas laterais, ciclovia e canteiro central com 6,60 m.

0 comentários:

Postar um comentário