A construção do maior túnel para transporte de água da América
Latina, o ‘Cuncas I’, atingiu a marca de 11,6 quilômetros concluídos, o
equivalente a 75,5% da obra. A estrutura fica situada na divisa do Ceará
com a Paraíba e faz parte das intervenções do Projeto de Integração do
Rio São Francisco, que irá garantir abastecimento de água para mais de
12 milhões de nordestinos.
O ‘Cuncas I’ terá 15,4 quilômetros de
extensão e a expectativa é de que seja concluído em 2015. A obra
desperta a atenção não só pelos resultados que trará no futuro, mas
também pela estrutura de grande porte utilizada no projeto. Na mão de
obra são mobilizados 633 profissionais nos canteiros. O aparato
operacional possui 209 equipamentos, sendo que ainda conta com uma
moderna máquina importada da Finlândia para as escavações – a
perfuradora de rocha intitulada ‘Jumbo’.
Com o objetivo de
conduzir aproximadamente 83 mil litros de água por segundo, o túnel
levará água para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, após passar
pelo túnel ‘Cuncas II’. Para a condução dos recursos hídricos até os
estados beneficiados, a estrutura possui uma interligação com um
reservatório.
O projeto adota um sistema de perfuração com fogo
controlado, conhecido como Novo Método de Tunelamento Austríaco (NATM),
que contribui para acelerar as obras. O planejamento distribui os
operários em quatro frentes de serviço simultâneas, nas duas
extremidades dos túneis (entrada e saída) e mais duas frentes de serviço
no ponto central (janela de serviço). Na medida em que as perfurações
avançam, as equipes se deslocam em sentidos opostos até se encontrarem
as escavações. Com este método e o funcionamento em 24 horas, tem sido
possível escavar 18 metros por dia.
Segundo o engenheiro
responsável pelas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco,
Frederico Meira, além de representar um grande desafio, a construção do
túnel proporcionará redução de custos no futuro. “Essa obra é um desafio
de engenharia tanto na elaboração do projeto quanto na execução pela
sua logística.
Do ponto de vista estratégico, tem uma relevância
na viabilidade econômica, pois sem este túnel, seria necessário
construir outras estações de bombeamento”, esclarece Meira. Ele explicou
que as estações de bombeamento representariam custos permanentes com
energia elétrica e manutenção. “Era possível que, no futuro, os estados
tivessem dificuldades para manter o sistema funcionando”, destaca.
Projeto
São Francisco - Mais de 6,6 mil pessoas estão empregadas na maior obra
de infraestrutura hídrica do país. Com mais de 1,8 mil equipamentos em
operação, o empreendimento conta também com quatro trechos funcionando
por 24 horas por dia em São José de Piranhas (PB), Salgueiro (PE),
Cabrobó (PE).
Com prazo de conclusão previsto até 2015, o Projeto
de Integração do São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC) do Governo Federal. O empreendimento vai garantir a
segurança hídrica de mais de 390 municípios, localizados nos estados de
Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
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