A Paraíba atingiu a média mais alta
entre os estados do Nordeste no Programa Internacional de Avaliação de
Alunos (Pisa). Com o coeficiente de 406 pontos (média geral), o Estado,
que estava na 13ª posição no resultado da edição anterior, em 2009,
ficou no 9º lugar do ranking nacional. O Estado também atingiu o
primeiro lugar na Região Nordeste. O resultado do Pisa referente ao ano
de 2012, divulgado nesta terça-feira (3), será apresentado oficialmente
pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira
(Inep/Mec) nesta sexta-feira (6), em Brasília. A solenidade contará com a
presença da secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, que
representará o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
O Pisa é aplicado a cada três anos com
provas de Ciências, Matemática e Leitura. Na disciplina de Leitura, a
Paraíba obteve a média de 411, índice superando a média nacional, que
foi de 390. O Programa de Avaliação é realizado com alunos de 15 anos de
idade e em 2012 foi aplicado para mais de 510 mil jovens de 65 países,
sob a coordenação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE). Os 27 Estados brasileiros participaram do exame.
De acordo com a avaliação, a Paraíba
obteve em Leitura 411 pontos, em Matemática 395 e em Ciências 412 pontos
liderando o ranking na Região. Participaram do PISA em 2012 no Estado,
33 unidades escolares, sendo 18 estaduais, 9 municipais e 6 privadas.
“Vale ressaltar que a melhora no desempenho e o continuo avanço nos
resultados se dá as inúmeras ações pedagógicas executadas a partir da
implantação dos 33 projetos que compõem o Plano Paraíba Faz Educação, em
2011, na rede estadual de ensino”, disse a secretária de Estado da
Educação Márcia Lucena.
Pisa – o objetivo do Pisa é produzir
indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos
países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do
ensino básico. A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de
cada país participante estão preparando seus jovens para exercer o
papel de cidadãos na sociedade contemporânea.
As avaliações do Pisa acontecem a cada
três anos e abrangem três áreas do conhecimento – Leitura, Matemática e
Ciências – havendo, a cada edição do programa, maior ênfase em cada uma
dessas áreas. Em 2000, o foco foi em Leitura; em 2003, Matemática; e em
2006, Ciências. O Pisa 2009 iniciou um novo ciclo do programa, com o
foco novamente recaindo sobre o domínio de Leitura; em 2012, é novamente
Matemática; e em 2015 será Ciências.
Além de observar as competências dos
estudantes em Leitura, Matemática e Ciências, o Pisa coleta informações
para a elaboração de indicadores contextuais, os quais possibilitam
relacionar o desempenho dos alunos a variáveis demográficas,
socioeconômicas e educacionais. Essas informações são coletadas por meio
da aplicação de questionários específicos para os alunos e para as
escolas.
Os resultados desse estudo podem ser
utilizados pelos governos dos países envolvidos como instrumento de
trabalho na definição e refinamento de políticas educativas, procurando
tornar mais efetiva a formação dos jovens para a vida futura e para a
participação ativa na sociedade.
Com Ascom
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