http://www.paraiba.pb.gov.br/odestadual/wp-content/themes/2014/temp/ode_fullbanner_910x90.gif

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Lyoto bate Mousasi em luta previsível e se credencia para disputar cinturão

Lyoto Machida UFC Jaraguá do Sul (Foto: Rodrigo Malinverni) 
 
A luta entre Lyoto Machida e Gegard Mousasi aconteceu conforme já era esperado: muita movimentação, muito estudo, muita técnica e muitos contragolpes. E o talento do brasileiro, que era o favorito e acertou mais golpes contundentes ao longo do duelo, se sobressaiu perante o do iraniano. Após cinco rounds, ele derrotou o adversário por decisão unânime dos jurados (49 a 46, 50 a 45 e 50 a 45) na atração principal do card em Jaraguá do Sul-SC, na madrugada deste domingo. O próximo passo, se o UFC cumprir a promessa que fez antes do evento, é a disputa de cinturão dos médios (até 84kg) contra o vencedor de Chris Weidman x Vitor Belfort, que ocorre no dia 24 de maio, em Las Vegas (EUA).
- Acredito que isso é uma decisão do UFC. Logicamente que eu gostaria de lutar pelo cinturão, mas isso é uma decisão do presidente - afirmou o ex-campeão dos meio-pesados (até 93kg).
Aos 35 anos, Lyoto não conseguiu quebrar o tabu de nocautear Mousasi, que nunca perdeu dessa forma, mas chegou ao seu segundo triunfo na categoria e o de número 21 em 25 lutas na carreira. Mousasi, de 28 anos, por sua vez, sofreu o quarto revés em 40 combates até hoje.
Logo na entrada, Mousasi levou vaias da torcida brasileira e sorriu ironicamente, fazendo o gesto de que queria ouvir mais alto. Experiente, parecia estar tranquilo durante a caminhada. Lyoto transmitiu a mesma serenidade e levantou o povo com a música "Mas que nada". Iniciado o duelo, o primeiro movimento foi um chute baixo de Mousasi. Os dois estudaram bem a distância, e Lyoto aplicou um chute forte no corpo. O iraniano, mesmo com calma, perseguiu o rival pelo octógono e, quando atacou de forma mais veemente, levou um contragolpe que passou de raspão. Mousasi soltou um chute nas pernas, e Lyoto respondeu com um gancho. O brasileiro esperou e soltou uma sequência que ficou na defesa. Ele aplicou um chute que pegou no cotovelo do rival e deu sinal de ter sentido dor.
No segundo round, Lyoto mandou um chute plástico no corpo do adversário e empolgou a torcida. Ele acertou um direto no rosto de Mousasi e outro chute no corpo. Mousasi acertou um cruzado, e os dois trocaram golpes fortes. Lyoto acertou um chute alto no rosto, e Mousasi catou a perna, mas não o derrubou. Lyoto encaixou outro belo chute no rosto. O iraniano deu o troco com um gancho e acertou boa sequência de boxe. Ele foi para cima e defendeu o rápido contra-ataque.
Mousasi foi nas pernas de Lyoto no começo do terceiro assalto e tentou algumas joelhadas no clinch. Eles se soltaram, e o brasileiro mandou forte jab no rosto do rival., antes de completar com um chute no corpo e outro na cabeça. Machida atacou Mousasi na grade e se desequilibrou, levantando-se num instante. Mousasi respondeu com um cruzado certeiro.
No quarto round, Lyoto soltou um chute e levou a queda de Mousasi, mas os dois logo ficaram de pé. O iraniano soltou um overhand e ficou na defesa. Após dois minutos de pouca ação, Lyoto acertou um golpe de encontro no queixo e conseguiu o knockdown. Mousasi caiu bem consciente e travou o brasileiro. Por baixo, inverteu a posição e aplicou vários golpes no adversário, que chegou a ensaiar uma finalização. Lyoto saiu e ficou por cima de novo. Com os joelhos no chão, levou uma pedalada ilegal de Mousasi, mas que não pegou de jeito. O árbitro Mario Yamasaki advertiu verbalmente o iraniano, e o assalto chegou ao fim.
No quinto e último round, Lyoto soltou uma sequência que ficou na defesa. Depois, botou uma das mãos no chão e aplicou um chute de capoeira, que também ficou na defesa. Mousasi acertou um jab limpo, mas Lyoto não pareceu ter sentido. Com o nariz sangrando a essa altura, o brasileiro defendeu uma tentativa de queda do rival e caiu por cima, travando o combate para ganhar tempo. Ele fez boa movimentação e pegou as costas de Mousasi, que também tinha um sangramento no nariz. Os dois ficaram nessa posição até o último instante, quando Lyoto saiu e acertou dois golpes, mas foi impedido de seguir pelo soar do gongo.
- Mousasi é um grande campeão, ele merece uma salva de palmas. Nem sempre a gente pode terminar a luta da forma que a gente quer, mas eu busquei bastante a luta e venci por pontos - concluiu Lyoto Machida após o combate.

UFC: Machida x Mousasi
15 de fevereiro de 2014, em Jaraguá do Sul-SC
CARD PRINCIPAL




0 comentários:

Postar um comentário