http://www.paraiba.pb.gov.br/odestadual/wp-content/themes/2014/temp/ode_fullbanner_910x90.gif

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Governo do Estado realiza 32ª Semana Cultural José Lins do Rego em Itabaiana e Pilar

 
Um dos eventos mais importantes promovidos pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), a Semana Cultural José Lins do Rego, ganha novo formato em sua 32ª edição. Neste ano, as atividades do evento educativo serão realizadas na cidade Pilar (terra natal do escritor paraibano autor de obras como “Menino de Engenho”) e também em Itabaiana. De 8 a 11 de junho, serão oferecidas nesses dois municípios oficinas de diversos segmentos artísticos, performances e espetáculos de teatro, dança, música, artes visuais e literatura.


Neste ano, as atividades saem da capital paraibana e vão ocorrer de maneira descentralizada, com o intuito de ocupar vários espaços desses municípios, como praças, escolas e outros locais que se tornarão palco para o evento. A programação começa no domingo (8) com oficinas apenas na cidade Itabaiana. Nos dias seguintes, 9, 10 e 11, as atividades são realizadas nos dois municípios.


O presidente da Funesc, Lau Siqueira, justifica a escolha das duas cidades. “A Décima Segunda Região do Orçamento Democrático, com sede em Itabaiana, apontou a cultura entre as suas três prioridades para este ano. Por esta razão, estamos atendendo à reivindicação do OD e da Articulação Regional da Secult e desenvolvendo algumas ações que atendam essa demanda. A Semana Zé Lins é uma dessas ações. Aproveitamos o fato de José Lins do Rego ter nascido em Pilar, um dos municípios da região, e ter estudado em Itabaiana, outro município da Região. Zé Lins estudou numa escola, cujo prédio hoje abriga uma das maiores referências de resistência cultural da Paraíba, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Da mesma forma, seguimos no nosso propósito de descentralizar as ações, dialogando permanentemente com o interior do Estado. Algo que deveremos intensificar quando tivermos novamente o Espaço Cultural como lugar privilegiado para esse diálogo”.


A programação conta com sete oficinas: dança, circo, grafite, mídias móveis, teatro, criação artística, e oficina de aquarela com café. A agenda de apresentações e performances ficará por conta de grupos e artistas paraibanos de diferentes estilos e segmentos artísticos, como cortejos de cultura popular, recital de poesia, espetáculos infantis e shows. Em Pilar, o público também poderá conferir a exibição de filmes de curta-metragem.


Outro destaque da Semana Cultural é o lançamento do edital do 3º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego, que ocorre no dia 10 de junho, em Pilar. Diferentemente das edições passadas, neste ano os candidatos poderão inscrever trabalhos artísticos nas categorias cartum, charge, tira, HQ (uma página) e caricatura, nas linguagens: desenho, pintura e colagem, inspirados na vida ou obra de quaisquer autores de reconhecido talento no meio nacional. Vinte obras serão selecionadas para participar da exposição e três delas serão premiadas pelo concurso.

0 comentários:

Postar um comentário