http://www.paraiba.pb.gov.br/odestadual/wp-content/themes/2014/temp/ode_fullbanner_910x90.gif

terça-feira, 4 de novembro de 2014

SÁBADO: dia “D” de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil

SÁBADO: dia “D” de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil 
   Acontece em todo o país no próximo sábado, dia 08 de novembro, o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil, que segue até o dia 28.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização do estado e município, Socorro Guedes, a cidade de Patos tem como meta imunizar 6.268 crianças de 1 a menor de 5 anos de idade, contra o Sarampo e, 7.036 crianças de seis meses a menor de 5 anos, contra a poliomielite (paralisia infantil).

Todas as unidades de saúde do município já estão sendo abastecidas com os dois tipos de vacinas, para que no próximo sábado possam receber as crianças na faixa etária exigida pelo Ministério da Saúde. O horário de vacinação terá início às 08h, com termino às 17h.

“Solicito a todos os pais de crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, que levem suas crianças à unidade básica de saúde mais próxima”, alerta Socorro Guedes.

A vacinação na zona rural da cidade de Patos terá início na próxima segunda-feira (10). Os agentes comunitários de saúde já estão mobilizando as comunidades para que todos possam participar levando suas crianças.

Mais de 11 milhões de crianças deverão ser vacinadas em todo o país. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.

Outras informações

A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – terá como população-alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos. A expectativa é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país. O Ministério da Saúde distribuirá cerca de 17,8 milhões de doses da vacina oral poliomielite (VOP) – vacina em gotas – que será utilizada prioritariamente. No entanto, é recomendada às Coordenações Estaduais de Imunizações a disponibilização da vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado.

Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. A estimativa é promover a vacinação de 10,9 milhões de crianças. O Ministério da Saúde distribuirá cerca de 12,5 milhões de doses da vacina. A campanha de seguimento contra o sarampo será realizada em todos estados e no Distrito Federal.

0 comentários:

Postar um comentário