http://www.paraiba.pb.gov.br/odestadual/wp-content/themes/2014/temp/ode_fullbanner_910x90.gif

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Mais de 2,6 mil paraibanos de universidades públicas assinam manifesto pró-Dilma na Paraíba

Mais de 2,6 mil paraibanos de universidades públicas assinam manifesto pró-Dilma na Paraíba 
 Partiu de estudantes das universidades públicas, um manifesto público de apoio a presidente Dilma Rousseff (PT). O movimento está sendo organizado via redes sociais através do endereço http://dilmauniversidade.blogspot.com.br/.

Cerca de 2.625 estudantes, técnicos/as e professores/as do ensino superior público brasileiro, e demais profissionais acadêmicos da Paraíba assinaram o manifesto de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Os acadêmicos que assinam o manifesto, separam a ensino superior do país em antes e depois de 2002, começo do governo de Lula.

Os acadêmicos que assinaram o blog, estão “em defesa de todas as transformações sociais realizadas em prol de uma sociedade menos excludente”. Eles citam como exemplo o programa Fies que possibilitou o ingresso de estudantes nas universidades). “Até 2002, assistimos a uma estagnação do ensino superior público no Brasil e constantes ameaças de privatização das Universidades Federais.

Eles alegam que o renascimento das Universidades Federais ocorreu com a eleição do presidente Lula, que implementou uma nova política educacional. Essa política de fortalecimento do Ensino Superior Público, segundo os estudantes, teve continuidade no mandato da presidente Dilma com a valorização da carreira universitária, o aumento do número de bolsas para a pós-graduação, a criação do programa "Ciência Sem Fronteiras" e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a continuidade e ampliação do PIBID/CAPES com milhares de bolsas para acadêmicos/as e professores/as da rede pública, mais verba para projetos e uma série de editais para ensino, pesquisa e extensão, juntamente com vários outros programas de incentivo à inserção e permanência do jovem na universidade.

Além disto, foi incentivada a expansão e a interiorização das universidades públicas, com a criação de mais 173 campi e 18 novas Universidades, tendo sido atendidas mais de 237 cidades do interior do país”, revela parte do manifesto.

Um comentário:

  1. O manifesto partiu da iniciativa de um grupo de PROFESSORES, mais especificamente da UFRJ-Macaé, como pode ser acessado no site: http://dilmauniversidade.blogspot.com.br/ Participe você também assinando e divulgando.

    ResponderExcluir