http://www.paraiba.pb.gov.br/odestadual/wp-content/themes/2014/temp/ode_fullbanner_910x90.gif

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Maranhão lidera disputa para o Senado com 31,3% das intenções

Eleições 2014 
A primeira rodada de pesquisa para o Senado da República, após o registro das candidaturas no Tribunal Regional da Eleitoral (TRE-PB), realizada pelo Instituto Souza Lopes, traz o candidato da coligação ‘Renovação de Verdade’, o ex-governador José Maranhão (PMDB) à frente da disputa com 31,3%, na consulta estimulada. Em seguida, aparece o ex-senador Wilson Santiago (PTB), que integra a coligação ‘A Vontade do Povo’, com 16,5%.
O petista Lucélio Cartaxo, que integra a coligação ‘A Força do Trabalho’, está em terceiro com 7% das intenções de voto. A pesquisa, realizada em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, mostra ainda que o ex-deputado Walter Brito Filho, que concorre pelo PTC, aparece em quarto lugar com 2,7%. Leila Fonseca, do Pros, tem 0,5%; Nelson Júnior, concorrendo pelo Psol, está com 0,3%.
Já o candidato do PCO, Gilson Ferreira, último a registrar candidatura, e Rama Dantas, do PSTU, aparecem com 0,1%. Votos brancos e nulos para o Senado, segundo o Instituto Souza Lopes, seriam 16,7%. Outros 24,7% não souberam ou não quiseram responder à consulta estimulada para o Senado.
Espontânea
José Maranhão, que já ocupou uma cadeira no Senado, também lidera na consulta espontânea com 12,4% das intenções de voto, seguido de Wilson Santiago (6,8%), Lucélio Cartaxo (3,8%), Walter Brito Filho (0,3%), Vitalzinho (0,1%), Nelson Júnior (0,1%). Com também 0,1% aparecem ainda os nomes de Adriano, Arthur Cunha Lima Filho, Cássio Cunha Lima, Cícero Lucena, José Paulo, Luiz Couto, Pedro Cunha Lima e Rômulo Gouveia. Os votos brancos e nulos somaram 11,9% e 64% não sabem em quem votar ou não quiseram responder.
Dilma tem a preferência do paraibano
Concorrendo à reeleição, a petista Dilma Rousseff, se mantém na liderança pelo Palácio do Planalto, segundo a pesquisa estimulada Souza Lopes/Correio. Ela obteve 47,4% das intenções de voto na Paraíba. Ao todo, 11 candidatos estão na disputa pela Presidência da República nas eleições deste ano. Em segundo lugar na pesquisa estimulada, aparece o socialista Eduardo Campos com 12,9%. Uma diferença de 34,5 pontos percentuais entre os dois primeiros candidatos citados. Em terceiro está o tucano Aécio Neves com 12,6%.
Pastor Everaldo, do PSC, vem em quarto lugar com 1,1%. José Maria, do PSTU, foi citado por 0,5% dos eleitores entrevistados e Luciano Genro, do Psol, por 0,3%. Eduardo Jorge (PV) e Rui Costa Pimenta (PCO) aparecem com 0,2%. José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidélix e Mauro Iasi (PCB) foram citados por apenas 0,1% dos eleitores na Paraíba.
Segundo o Instituto Souza Lopes, os votos brancos e nulos na consulta estimulada para presidente somariam 11,7%. Os eleitores que não sabiam em quem votar ou não opinaram na pesquisa para presidente da República são 12,9%.
Consulta espontânea
Na consulta espontânea, Dilma Rousseff se mantém na liderança com 36,7%. Aécio Neves, que na pesquisa estimulada aparece em terceiro, está em segundo com 9,3% e Eduardo Campos, com 8,1%. O ex-presidente Lula aparece na espontânea com 0,9%, seguido de Pastor Everaldo, com 0,4% e Eduardo Jorge, com 0,2%. Entre os entrevistados, 0,1% respondeu que votaria em José Serra, Marina Silva e Levy Fidélix. Brancos e nulos são 8,7% e 35,3% não sabem ou não opinaram.
72% avaliam bem
A pesquisa Souza Lopes/Correio quis saber ainda como os entrevistados classificam a administração da presidente Dilma Rousseff (PT). ‘Ótima, boa e regular’ somam 72%. Responderam ‘Ruim’, 9,1%, e 17,5% classificaram como ‘Péssima’. Não sabe ou não opinou soma apenas 1,4% dos eleitores entrevistados. Já em relação à aprovação de Governo, na Paraíba, 55,2% gostam da maneira como a presidente vem administrando o País. Já 39% desaprovam. Não sabem ou não opinaram somam 5,8%

0 comentários:

Postar um comentário