http://www.paraiba.pb.gov.br/odestadual/wp-content/themes/2014/temp/ode_fullbanner_910x90.gif

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Número do dia: PB registra 2.437 novos casos de Aids em sete anos

AIDS 
Entre 2007 e 2013, a Paraíba teve um aumento de 10% no número de pessoas infectadas pelo vírus da Aids. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, foram registrados 2.437 novos casos. Uma realidade semelhante com a de todo o país, onde a doença cresceu 11%.
O maior número de notificações que o estado teve foi em 2011, período quando foram registrados 393 novos portadores do vírus. Até 2012 o número só fazia crescer, mas chegando em 2013 observou uma queda de mais de 10%, o estado registrou 358 novos casos da doença.
De acordo com um relatório das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quarta-feira (16), 752 mil pessoas vivem com o vírus da AIDS no Brasil. Esse número representa quase metade do total de casos na América Latina (1,6 milhão) e cerca de 2% do número de infectados no mundo (35 milhões).
No Brasil, o número de novos casos de infecção pelo HIV cresceu 11% no Brasil entre 2005 e 2013, quando cerca de 42 mil pessoas contraíram o vírus no país. Em relação às mortes provocadas pela doença, esse aumento foi de 7%, chegando a cerca de 15 mil óbitos em 2013.
Segundo a gerente operacional das DST, Aids e Hepatites Virais da Paraíba, Ivoneide Lucena, o combate a transmissão do vírus da Aids tem sido uma das maiores ações na saúde, com campanha e distribuição de preservativos. “Estamos qualificando o pré-natal para que as gestantes sejam testadas no 3º e no 7º e ainda na hora dos partos nas maternidades, com o objetivo de barrar a transmissão vertical”, ressaltou.
Sobre a Doença
A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV (síndrome da imunodeficiência adquirida), que ataca as células responsáveis pela defesa do organismo, deixando a pessoa mais vulnerável a doenças oportunistas. Ela não tem cura, mas tem tratamento. A pessoa pode estar contaminada e não saber, por que os sintomas geralmente demoram a aparecer. Mas para isso é preciso tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.
Segundo os especialistas, quanto mais cedo a pessoa souber que tem o vírus e iniciar seu tratamento melhor será sua qualidade de vida. Por isso, se a pessoa passar por alguma situação de risco (sexo sem preservativo, uso de seringa contaminada, transmissão vertical) recomenda-se fazer o teste anti HIV.
Em João Pessoa, o teste pode ser realizado gratuitamente no Hospital Clementino Fraga ou poderá ser solicitado em qualquer Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). Nas demais cidades da Paraíba, testes rápidos para HIV/Aids, sífilis e Hepatites virais podem ser feitos nas equipes de saúde da família.

0 comentários:

Postar um comentário