http://www.paraiba.pb.gov.br/odestadual/wp-content/themes/2014/temp/ode_fullbanner_910x90.gif

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Praia nos Estados Unidos ‘esconde’ bomba nuclear perdida há 56 anos


bomba dormindo 
O grave incidente aconteceu em 1958 quando dois aviões que faziam exercícios militares no local se chocaram no ar. O problema é que um deles carregava uma bomba nuclear pronta para ser usada – Foto: Ron Cogswell
A areia fina e branca banhada por um mar de águas verdes é um paraíso natural em qualquer lugar do mundo, mas nos Estados Unidos este cenário hollywoodiano esconde um dos maiores mistérios do mundo moderno. A praia de Tybee, na região da baía de Wassaw, guarda há 56 anos um “segredo” que nem a poderosa marinha norte-americana conseguiu desvendar.
Tudo começou em 1958 quando dois aviões que faziam exercícios militares no local se chocaram no ar. O caça F-86 foi totalmente destruído e caiu nas águas da região, já o bombardeiro B-47, que carregava uma bomba nuclear Mark 15, conseguiu se salvar, mas com sérios danos estruturais. Após três tentativas frustradas de pouso no aeroporto local, o piloto recebeu ordens para abandonar a bomba em ‘segurança’ nas proximidades da praia e tentar pousar de novo. Na época, a preocupação era que caso a aterrissagem falhasse e o avião explodisse, a bomba nuclear causasse um desastre sem precedentes.
Desde então, já se passaram cinco décadas e diversas expedições da marinha americana pelo local, porém nunca encontraram a famosa bomba nuclear. Segundo especialistas do governo, a Mark 15 caiu numa região com profundidade entre quatro e seis metros e afundou outros dois metros na areia devido ao forte impacto.
Afinal, ainda existe perigo da bomba explodir? Sim, porém as chances são mínimas, segundo a marinha norte-americana. Inicialmente, o Governo dos EUA afirmavam que a bomba que havia sido jogada na praia estava incompleta (sem o núcleo), mas documentos oficiais do Congresso do país datados de 1966 e que foram liberados recentemente afirmam que a Mark 15 estava pronta para o uso militar. Caso a bomba fosse detonada na queda, o raio de destruição atingiria entre 20 e 30 quilômetros a partir de onde ela caiu, exatamente na região que está localizada a cidade de Savannah e a Ilha de Tybee.

0 comentários:

Postar um comentário