http://www.paraiba.pb.gov.br/odestadual/wp-content/themes/2014/temp/ode_fullbanner_910x90.gif

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Presidente da Cagepa confirma que racionamento em CG começa em dezembro e será nos finais de semana

Presidente da Cagepa confirma que racionamento em CG começa em dezembro e será nos finais de semana 
 Inevitavelmente a população de Campina Grande vai ter que se preparar para enfrentar um novo racionamento. Diante do risco de um colapso no sistema 

- O racionamento que a gente pretende é suspender o fornecimento no sábado à tarde e retornar na segunda às 5h. Os reservatórios vão ficar cheios e imediatamente a água vai estar disponível na segunda. Com isso, vamos reduzir a vazão que sai de Boqueirão para 1.084 – afirmou.

Durante a audiência pública realizada na manhã desta terça-feira na Câmara Municipal de Campina Grande para tratar do problema hídrico da cidade, Deusdete Queiroga Filho, anunciou a proposta que a empresa fará ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), que está coordenando essa discussão.

Conforme o presidente da Cagepa, o racionamento inicial, a partir de dezembro, seria feito com a supressão do fornecimento de água para toda a cidade da tarde do sábado às 5h da da segunda-feira, com duração de aproximadamente 36 horas.

– O racionamento está prestes de se iniciar – enfatizou Deusdete, acrescentando que inicialmente “será uma coisa muito branda”.

O presidente da Cagepa observou que as medidas permitem estender o abastecimento até 2016, mas deixou claro que se o quadro de estiagem se prolongar, a partir de novembro de 2015 o racionamento será ampliado.

A Cagepa pretende iniciar o racionamento é 6 de dezembro. Antes disso, no dia 19, o MPPB vai realizar audiência para discutir a proposta da Cagepa, que ainda será formalizada junto a Promotoria de Defesa do Consumidor de Campina Grande.

Responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, o açude de Boqueirão está hoje com menos de 25% de sua capacidade. O reservatório está com 104.905.066 metros cúbicos de água armazenada, segundo dados da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa).

0 comentários:

Postar um comentário