http://www.paraiba.pb.gov.br/odestadual/wp-content/themes/2014/temp/ode_fullbanner_910x90.gif

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Repercussão Nacional: Promotor da Infância ameaça bater em criança

Repercussão Nacional: Promotor da Infância ameaça bater em criança 
O promotor da Paraíba Valfredo Alves Teixeira, que atua na área da Infância, em João Pessoa, ameaçou bater no menino que teria brigado com um dos filhos dele. A confusão ocorreu no último sábado (8), em Sousa (438 km de João Pessoa).
A discussão entre Teixeira e a mãe da criança foi filmada. A mãe do menino reclamou que o promotor foi à mesa dela tirar satisfação de "briga de criança" e ainda ameaçou bater no filho dela.

"Aqui veio todo mundo para se divertir, ninguém veio para brigar, ninguém veio se divertir com arma, certo? Nem com agressão. Se foi briga de criança, quem apanhou foi o meu e sua esposa viu o tanto que ele apanhou que bateu nos seus filhos. Agora senhor vir aqui dizer que vai bater numa criança? Isso não está certo não", argumentou a mãe do menino.

"Se bater no meu filho como ele [o menino] fez, bato nele, bato no pai dele, bato até na raça todinha", disse o promotor, que aparece no vídeo de camiseta branca.

Em certo momento, Teixeira se descontrola e diz: "Eu não sou de autoridade porra nenhuma".

Em seguida ele parte para cima de um rapaz que estava filmando a confusão. O promotor é contido, mas se solta e vai atrás de outras pessoas que também registravam o tumulto.

O UOL tentou contato com o promotor na tarde desta segunda-feira (10), mas o telefone celular de Teixeira estava desligado. A reportagem deixou recado na caixa postal do celular, porém até a publicação deste texto o promotor não havia retornado.

A APMP (Associação Paraibana do Ministério Público), que representa os procuradores e promotores de Justiça, defendeu o promotor dizendo que as imagens não apresentaram a origem da discussão e que ele em momento algum se identificou "como autoridade".

"O vídeo apenas registra que o associado Valfredo Alves Teixeira teria questionado eventuais agressões a seu filho, ocasião em que foi cercado por várias pessoas estranhas, que passaram a confrontá-lo e a filmar o episódio, trazendo uma maior tensão ao ambiente", alega a nota assinada pelo presidente da APMP, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho.

Teixeira atua na área da Infância Infracional em João Pessoa, porém, segundo o MP (Ministério Público Estadual), o promotor também já atuou na área da "Infância e da Adolescência" em Sousa. Ele é autor do livro "Violência Juvenil e Maioridade Penal", no qual defende a redução da maioridade penal de 18 para 15 anos. A obra é baseada nas teses de doutorado e pós-doutorado de Teixeira.

Confira a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
"A Associação Paraibana do Ministério Público, entidade representativa dos Procuradores e Promotores de Justiça, ativos e aposentados, diante das notícias veiculadas acerca da conduta do associado Valfredo Alves Teixeira, durante incidente ocorrido no Campestre Clube, na cidade de Sousa-PB, vem esclarecer o seguinte:
O vídeo que circula na internet não mostra a origem da discussão entre as partes, apenas registra que o associado Valfredo Alves Teixeira teria questionado eventuais agressões a seu filho, ocasião em que foi cercado por várias pessoas estranhas, que passaram a confrontá-lo e a filmar o episódio, trazendo uma maior tensão ao ambiente.
O associado Valfredo Alves Teixeira, em momento algum, apresentou-se como Promotor de Justiça ou quis se prevalecer do cargo, estando no direito dele, como cidadão, de acionar a polícia, devido ao ambiente criado, com várias pessoas estranhas o cercando, filmando e confrontando, dando a entender, inclusive, que sua incolumidade física estaria em risco, quando imaginou que um dos presentes pudesse estar com uma arma na bolsa, o que provavelmente o levou a essa reação, sem qualquer consequência.
Tamanho o ambiente de animosidade criado que um dos autores da filmagem, não participante da discussão, chega a ameaçá-lo e injuriá-lo no final do vídeo.
Trata-se de episódio isolado, causado pelo tumulto, registrando que associado Valfredo Alves Teixeira sempre prestou relevantes serviços à sociedade local, com atuação diligente na área da infância e juventude.
Assim, vem a APMP – Associação Paraibana do Ministério Público – esclarecer os fatos e repudiar quaisquer ataques pessoais dirigidos ao associado Valfredo Alves Teixeira.

 

0 comentários:

Postar um comentário